Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007
Roteiro de trabalho do primeiro período:

Decidimos por este roteiro de trabalho no nosso blog para que todos aqueles que o visitam diariamente, mas que desconhecem o fundamento deste projecto fiquem a saber um pouco mais sobre esta temática.

 

Enquadramento teórico:

 

 

Nos dias de hoje é reconhecida uma grande importância aos meios urbanos, como sendo factores decisivos na economia e desenvolvimento do nosso país.  Cada vez mais é necessária a aposta numa nova geração de políticas ligadas á criatividade e á inovação apoiada numa atitude tolerante, que valorize a diversidade social e cultural.

No caso do nosso país, é de esperar que os meios urbanos se constituam como espaços agradáveis onde dê gosto viver, em particular pela aposta no desenvolvimento tecnológico.

No âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto, parte integrante no currículo do 12º ano de escolaridade, a Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território criou um concurso que denominou “CIDADES CRIATIVAS, reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas”. Este concurso tem como objectivo o desenvolvimento de um estudo sobre a vila onde vivemos, identificando o potencial cultural, económico e tecnológico, de olhos postos no futuro. Visa ainda que sejam apresentadas propostas inovadoras e criativas para a sua qualificação e valorização.

 

Objectivos:

 

 

O nosso projecto tem um único objectivo: Melhorar Vila Praia de Âncora! Queremos fazê-lo porque, apesar de nem todos os elementos do grupo serem residentes em Vila Praia de Âncora, reconhecemos que se trata de uma vila cheia de potencial que pode ser melhor explorado. Decidimos então participar no Concurso ”CIDADES CRIATIVAS”, por ser uma boa oportunidade para descobrir aquilo que temos de melhor mesmo à porta de nossas casas. Como se trata de um projecto bastante arrojado, subdividimos o nosso objectivo em três partes:

  • Reflectir em relação ao local em que vivemos (ponderar sobre quais seriam as possíveis melhorias que deveriam ser implementadas na nossa pequena vila, de forma a suportar todas as necessidades da população.)
  • Identificação do potencial da vila (identificar pontos fortes e pontos fracos, investindo nos pontos fracos de forma a melhora-los e nos pontos fortes, valendo-nos de todo o seu potencial para tornar Vila Praia de Âncora em algo único.)
  • Apresentar propostas de forma a valorizar a vila (melhorando aquilo que está menos bem de forma a responder a todas as necessidades da população residente e ainda de todos aqueles que encontram em Vila Praia de Âncora o lugar ideal para desfrutar do seu merecido descanso durante a época de Verão.)

 

Planeamento:

 

 

Em termos de planeamento, o nosso trabalho foi organizado com base no conceito de WBS. WBS são as siglas de Work Breakdown Structure. A WBS é a chave para ter um bom projecto: trata-se de uma ferramenta de decomposição do trabalho do projecto. É estruturada em forma de árvore, dos conteúdos mais gerais aos mais pormenorizados, em que determinadas tarefas precisam de ser realizadas para que se possam passar ás próximas, para que no final se obtenha um bom projecto.

No nosso caso, como nos encontramos inscritos no “CIDADES CRIATIVAS”, que divide a forma de apresentação do projecto em três partes:

§   Construção e actualização semanal de um blog (em que devemos descriminar todas as actividade que realizamos durante a semana, os trabalhos de pesquisa, fotografia, etc.);

§   Um relatório (em que descrevemos todas as modificações que decidimos implementar na vila, o porquê de as termos implementado, imagens que mostrem como era Vila Praia de Âncora antes e depois da nossa intervenção);

§   Um poster em formato A0 apresentando as diferentes fases do trabalho;

Como tal, a nossa WBS começa por ser dividida nessas três partes: blog, relatório e poster A0 , subdividindo-se depois em todas as tarefas que deveremos executar ao longo do ano para alcançar o objectivo final: tornar Vila Praia de Âncora num lugar melhor.

Em termos de calendarização, os responsáveis pela organização do projecto sugerem um roteiro de trabalho, que decidimos adoptar para o nosso projecto:

  • Fase 1: Diagnóstico da vila (Final do 1º período - Dezembro de 2007)
  • Fase 2: Estratégias para a vila (Final do 2º período - Março de 2008)
  • Fase 3: Propostas (Final do 3º período - Junho de 2008)

 

Metodologia de Trabalho:

 

 

Decidimos que, para realizar o estudo sobre a vila, o melhor seria utilizar dados o mais fiáveis possível. Para tal deliberámos que deveríamos basear-nos nos seguintes factores:

  • Análise de documentos facultados pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia;
  • Elaboração e análise de inquéritos a entidades/instituições relevantes;
  • Elaboração e análise de entrevistas a pessoas com um papel activo no desenvolvimento cultural, tecnológico, económico e político da vila;
  • Pesquisa relativamente a Vila Praia de Âncora;

Tentaremos ainda incluir neste projecto a participação e o envolvimento das diferentes áreas curriculares do 12º ano.



Publicado por VPAmanhã às 08:58
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

Música:
+ Sobre Nós
Pesquisar neste blog
 
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
26
27
28

29
30


Voltando ao passado

O último

Diário de Bordo (2 de Jun...

Dia do passeio de bicicle...

Dia dos desportos náutico...

Diário de Bordo (28 de Ma...

Diário de Bordo (26 Maio)

Diário de Bordo (21 Maio)

Diário de Bordo (19 Maio)

From Vila Praia de Âncora...

Resumo Semanal (Semana 23...

Ancorensis no Festival de...

Diário de Bordo (14.05.20...

Roteiro sobre rodas...

Para si, qual das seguint...

Diário de Bordo (7 de Mai...

Diário de Bordo (5 de Mai...

Resumo Semanal (Semana 21...

Diário de Bordo (30 de Ab...

Diário de Bordo (28 Abril...

Resumo Semanal (Semana 20...

Diário de Bordo (23 de Ab...

Diário de Bordo (21 de Ab...

Resumo Semanal (Semana 19...

Diario de Bordo(16.Abril)

Diário de Bordo (14 de Ab...

Resumo Semanal (Semana 18...

Diário de Bordo (09 de Ab...

Diário de Bordo (7 de Abr...

Resumo Semanal 17

Diario de bordo (2 de Abr...

Arquivo

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

Links
És o visitante Número...
Tens Horas??
Vila Praia de Âncora
Forum Criativo:


As notícias do mês:
Câmara de Caminha aposta fortemente na promoção turística do concelho. O Concelho de Caminha é um dos concelhos do Alto Minho mais procurados pelos turistas. Aliás o concelho é, por si só, um ponto forte no Turismo, já que apresenta um conjunto de recursos que o distinguem como destino turístico, quer ao nível patrimonial, natural, gastronómico, cultural, desportivo, o que faz com que seja o motor da economia no concelho.
blogs SAPO
subscrever feeds