Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007
Conversa com o Dr. Francisco Sampaio, Presidente da Região de Turismo do Alto Minho

No dia 7 de Novembro, os quatro elementos do nosso grupo, deslocaram-se ao turismo de Viana do Castelo para ter uma conversa  com o Dr. Francisco Sampaio. Após dar conhecimento, numa breve introdução, do nosso projecto ao Dr. Francisco Sampaio, iniciamos a conversa. A seguir iremos apresentar  as ideias com mais importância para o nosso trabalho.

Durante a conversa foram mencionados os pontos fortes e fracos da Vila, o que deveria ser preservado, melhorado e criado, e actividades de animação túristica que poderiam ter um papel activo no desenvolvimento e atracção turistica de VPA. 


 

Vila Praia de Âncora é uma terra que tem aquilo que melhor pode haver em qualquer localidade, o mar, o rio e o vale, e ainda algo que é melhor, a hospitalidade dos ancorenses. Temos de aproveitar todos estes recursos e fazer deles produtos turísticos.

A zona costeira de Vila Praia de Âncora é uma zona extremamente rica em termos de turismo náutico. A praia tem boas ondas para práticas desportivas, como é o caso do Surf, do Bodyboard e do Windsurf, entre outros. Quanto à praia, este é um dos pontos mais fortes de Vila Praia de Âncora, assim como o Vale em que se encontra inserida e o rio Âncora, que apesar de não ter todas as suas potencialidades exploradas, é um recurso em crescente ascensão.
O rio Âncora, não está bem aproveitado. Deveria ser utilizado, como por exemplo na pesca à truta, fazendo campeonatos com participações mundiais que favoreciam o turismo e por consequência a economia local. É bom que se saiba que só se considera turista, aquele que passa mais de 24 horas em determinado local. Quem devia promover estas actividades era o clube de caça e pesca de VPA. Um dos pontos fortes da nossa vila é o rápido acesso à A28.

O portinho é vital para Vila Praia de Âncora. As pessoas já não procuram o peixe congelado, mas sim o peixe artesanal, aquele que é apanhado pelos nossos pescadores, no nosso mar.

O comércio em Vila Praia de Âncora é um ponto fraquíssimo, devia ser completamente remodelado.

Os cafés deveriam ser equipados com computadores que permitissem o acesso das pessoas à internet tal como se faz em Madrid e Paris.

Empresas de animação turística criadas por jovens seria um dos projectos a apoiar. Estes fariam descidas pelo rio, caminhadas, passeios a pé e orientação, mas é necessária uma organização.

Pontos fortes são o alojamento como o hotel Meira e outros, a restauração está muito boa, tem óptimos pratos, a animação turística está enfraquecida, V.P.A. necessitava de mais atracções turísticas, os bombeiros tinham um cine teatro a necessitar de obras, mas temos a sereia da gelfa que é um bom local. As colectividades em Âncora são muito importantes, são poucas as terras que possuem uma associação de bombeiros, clube de caça e pesca, futebol clube, antigamente havia um edifício na praça exclusivamente para os banhistas e a SIRA, orfeão de VPA entre outros.
Os pescadores lutaram muito e agora têm um portinho novo, que serve para eles e no futuro existirão 60 lugares para atracarem pequenos barcos de recreio, favorecendo o turismo.
Algo que se deve criar em Vila Praia de Âncora é pesca desportiva para ser praticada, não só no rio, como já mencionado, mas também no mar, pesca desportiva, não só de peixes pequenos, mas também de peixe grande, robalo, espadarte..etc. A pesca em V.P.A. é muito importante pois fornece peixe bom, peixe fresco.
Devem ser criadas condições para os praticantes de surf, bodyboard e outros desportos aquáticos, criar um local para poderem despir-se, pois é uma vergonha para a vila, muitas pessoas deslocam-se até lá e deparam-se com essa situação incómoda, que já deveria há muito ter sido resolvida.
Um problema que Âncora possui é que à excepção dos meses de Verão, os turistas passam apenas uma noite em Vila Praia de Âncora, e o objectivo é que o turista passe no mínimo duas noites, mas para tal, há que criar atracções, para que ele não necessite de ir embora tão rapidamente.
Âncora precisa de formar um turismo eco sustentável, pois isso é o futuro, e esta vila tem óptimas condições para o fazer, mas tem de parar de verter os esgotos para o rio no Inverno, tem de fazer novos “etars” capazes de suportar todos os habitantes. Foi sempre o que o Dr. Sampaio defendeu, que é preciso preparar Âncora não para os seus 6 mil habitantes permanentes, mas para os 30 mil que chegam no Verão.
Muitos apartamentos, casas..., contudo não existem condições necessárias para quando todas estão ocupadas. Para resolver a situação dos esgotos para o rio Âncora, deveria criar-se  um exutor submarino que levaria os esgotos até uma profundidade que fosse suficiente para os “eliminar”. Este exutor não traria qualquer problema à praia, pois seria enterrado na areia e não poluía as águas, contudo custaria bastante, e é por isso que ainda não foi feito.
Em suma, Vila Praia de Âncora tem tudo para ser um grande local turístico, tem a Natureza do seu lado, e a simpatia incomparável dos seus habitantes, só precisa de inovar e melhorar certos aspectos para ficar a ser conhecida como um território turístico com qualidades supremas.

 

 

Agradecemos ao Dr. Francisco Sampaio o facto de nos ter atendido com tanta amabilidade e nos ter ajudado na elaboração do nosso projecto.

 




Publicado por VPAmanhã às 17:49
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

Música:
+ Sobre Nós
Pesquisar neste blog
 
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
26
27
28

29
30


Voltando ao passado

O último

Diário de Bordo (2 de Jun...

Dia do passeio de bicicle...

Dia dos desportos náutico...

Diário de Bordo (28 de Ma...

Diário de Bordo (26 Maio)

Diário de Bordo (21 Maio)

Diário de Bordo (19 Maio)

From Vila Praia de Âncora...

Resumo Semanal (Semana 23...

Ancorensis no Festival de...

Diário de Bordo (14.05.20...

Roteiro sobre rodas...

Para si, qual das seguint...

Diário de Bordo (7 de Mai...

Diário de Bordo (5 de Mai...

Resumo Semanal (Semana 21...

Diário de Bordo (30 de Ab...

Diário de Bordo (28 Abril...

Resumo Semanal (Semana 20...

Diário de Bordo (23 de Ab...

Diário de Bordo (21 de Ab...

Resumo Semanal (Semana 19...

Diario de Bordo(16.Abril)

Diário de Bordo (14 de Ab...

Resumo Semanal (Semana 18...

Diário de Bordo (09 de Ab...

Diário de Bordo (7 de Abr...

Resumo Semanal 17

Diario de bordo (2 de Abr...

Arquivo

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

Links
És o visitante Número...
Tens Horas??
Vila Praia de Âncora
Forum Criativo:


As notícias do mês:
Câmara de Caminha aposta fortemente na promoção turística do concelho. O Concelho de Caminha é um dos concelhos do Alto Minho mais procurados pelos turistas. Aliás o concelho é, por si só, um ponto forte no Turismo, já que apresenta um conjunto de recursos que o distinguem como destino turístico, quer ao nível patrimonial, natural, gastronómico, cultural, desportivo, o que faz com que seja o motor da economia no concelho.
blogs SAPO
subscrever feeds