Na aula de hoje preparamos a entrevista a realizar com o Senhor Doutor Francisco Sampaio, presidente da Região de Turismo do Alto Minho.As perguntas foram relizadas de acordo com os objectivos do nosso projecto. A entrevista irá ser publicada no blog na próxima semana.
A seguir apresentámos uma pequena biografia de este grande Homem.
Natural de Vila Praia de Âncora, Francisco Sampaio é licenciado em Ciências Históricas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua vida académica, que completou com a realização de uma pós-graduação em programas de direcção de empresas, pela universidade de Navarra, é marcada pelo docência em vários estabelecimentos de ensino do Alto Minho e também do Porto, acumulando ao mesmo tempo, uma intensa actividade pedagógica, (em vários organismos do sector educativo), científica (através do desenvolvimento de vários trabalhos de investigação na área do turismo, que abraçou com grande entrega e intensidade), profissional (como presidente ou dirigente de vários organismos públicos ligados ao sector).
Do seu vasto curriculo, que sería fastidioso trazer à estampa, o actual Presidente da Região do Turismo do Alto Minho, publicou vários livros no âmbito da socilologia e da literatura, tendo sobretudo como objecto o alto minho, terra a que se manteve ligado desde a infância.
No âmbito do turismo, o Dr. Francisco Sampaio tem vindo desde a década de oitenta, a “afirmar-se” nesta área, como um homem impulsionador do artesanto, da gastronomia, da cultura popular, enfim, a afirmar-se como um defensor do produtos genuínos, do artesanato e das portencialidades naturais e patrimoniais existentes na região Norte de Portugal, sobretudo o Alto Minho, através de um contributo permanente de valorização, afirmação e promoção da Região aquém e além fronteiras.
Com um percurso profissional, académico e científico intenso, o Dr. Francisco Sampaio que tem igualmente colaborado na edição de várias públicações, jornais e revistas, é detentor de várias condecorações das quais se destaca a medalha de mérito turístico – grau prata e, mais tarde, ouro, da Secretaria de Estado do Turismo, a medalha de ouro de mérito turístico, pelo Comércio de Pontevedra, a medalha de honra – grau prata, pela Xunta da Galiza, a designação de Cidadão de Mérito, pela Câmara Municipal de Viana de Castelo, o prémio “personalidade turística do Ano", pela Associação dos Jornalistas Portugueses de Turismo, entre outras não menos importantes, que definem o percurso, o gosto, a dedicação e o empenho deste homem, em colocar a sua região no mapa de Portugal e do Mundo.
Notícias
Antropologia e cidadania
Associações
Escolas
Ancorensis Cooperativa de Ensino
Restauração/Pastelaria
Hoteis/Albergarias
Autarquias
Turismo
Projecto "Cidades Criativas"
VPAmanhã